Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Terceira idade mais saudável

Tarefa difícil para muitos, simplicidade para outros! Envelhecer com saúde não é apenas chegar a uma certa idade. É ter vigor, disposição, alegria e muita experiência de vida.

Para a terceira idade, pode ser mais agradável quando ao longo da vida foi conciliado com uma alimentação adequada a prática de exercícios físicos.

Atualmente, a média de vida dos idosos gira em torno de 71,9 anos. Segundo pesquisas, até 2030 a média de idade de idosos atingirá os 78 anos. Mas o que se torna tão importante quanto vier é chegar na velhice com uma boa qualidade.

Para isso, é necessário realizar ao longo da vida exercícios periódicos que ajudam a cultivar uma vida saudável. Além disso, diminuem o risco de morte por patologias, como a osteoporose e doença cardiovasculares, mantêm a auto-estima e o bem-estar físico e mental do indivíduo e garantem uma vida mais feliz e produtiva.


Manter uma alimentação balanceada e, acima de tudo, saudável. É outro fator de grande relevância. O excesso de gorduras e de açucares é tido como prejudicial e indica-se evitá-lo. É importante o paciente procurar um médico especialista, que vai conduzir e orientar acerca dessas questões.


Segundo o geriatra Luis Gustavo Genelhu, a melhor maneira de se preparar para uma velhice saudável e sem riscos está na prevenção. “Ela deve ocorrer de forma simples e natural, incluindo uma boa alimentação, exercícios e acompanhamento médico.”


Em resumo, um jovem preocupado e interessado com a saúde, com seus hábitos alimentares e com sua boa forma, possivelmente será um idoso saudável.


Fonte: Tommasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário