Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Medidas preventivas evitam problemas no futuro

Os anos passam, a idade aumenta e devido a essa passagem do tempo o corpo se enfraquece, pede por socorro e fica suscetível a muitas doenças. Porém, através de medidas preventivas, você não apenas prolonga os seus dias, mas também proporciona uma qualidade de vida muito melhor.

Importante ressaltar, que a visita a um médico é indispensável. É por meio de uma avaliação pessoal e de exames que o profissional descobre se a pessoa possuí alguma deficiência e qual a os melhores procedimentos a seguir para ter e manter uma saúde melhor.

Os principais exames são:

• Medida dos níveis de colesterol: níveis elevados de colesterol aumentam o risco de problemas cardíacos como o infarto. Recomenda-se até mesmo que sejam realizados nos adultos jovens.

• Medida da pressão arterial: a hipertensão arterial, ou "pressão alta" também aumenta o risco de doenças cardíacas e as medidas da pressão arterial devem ser realizadas em todos os idosos a cada visita ao médico, ou pelo menos a cada ano.

• Exame clínico da mama e mamografia: a fim de detectar precocemente o câncer de mama. As mulheres devem realizar o exame clínico a cada um ou dois anos. A mamografia deve ser feita em todas as mulheres acima de 50 anos ou mais novas caso haja casos na família de câncer de mama.

• Exame de sangue oculto nas fezes, sigmoidoscopia e exame total do colo: esses exames visam pesquisar o câncer na parte mais distal do intestino, chamado de câncer colorretal. É recomendado a partir de 75 anos, ou antes, caso haja casos na família.

• Exame preventivo de câncer do colo do útero (Papanicolaou): deve ser realizado em todas as mulheres a cada um a três anos e pode ser encerrado nas mulheres com mais de 65 anos com três exames anteriores recentes normais.

• Toque retal e PSA: são medidas para pesquisa de câncer de próstata. É aconselhável para os homens entre 50 e 70 anos.

• Exame da pele: o médico deverá estar atento e examinar toda a pele a procura de lesões cancerosas e aconselha-se a realização de um exame periódico da pele por um dermatologista para as pessoas mais suscetíveis a problemas a este problema.

• Glicemia de jejum: esse exame mede a quantidade de glicose (açúcar) no sangue a procura de Diabetes mellitus. A Associação Americana de Diabetes recomenda a sua realização a cada três anos, principalmente no caso de pessoas obesas.

• Medida do hormônio TSH: esse exame é realizado para se pesquisar alterações na tireóide, como o hipo e hiperteoidismo. Recomenda-se para todas as mulheres acima de 65 anos.

• Pesquisa de glaucoma pelo oftalmologista: recomenda-se para todos acima de 65 anos.

Fonte: Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário