Assim como outras doenças que ocorrem durante o envelhecimento, a artrose e a osteoporose também prejudicam as funções motoras. As duas podem ser evitadas através de hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.
Mais comum das dores reumáticas, a artrose nada mais é que uma degeneração nas juntas (articulações) e afeta principalmente mãos, coluna, dedos joelhos e quadril. Além de estar ligada ao sedentarismo e obesidade, e atingir tanto homens quanto mulheres, a artrose está relacionada ao uso de atividades repetitivas, fatores genéticos, mecânicos e metabólicos.
O primeiro sintoma é dor na articulação afetada. No começo, as lesões são visíveis através de radiografias.
No caso da osteoporose, ocorre a desmineralização da massa óssea podendo originar fraturas espontâneas. Mais corriqueiras entre as mulheres, a doença não gera dores e por esta razão se não for diagnosticada a tempo, ela pode progredir sem sintomas até os ossos quebrarem.
Exames periódicos em mulheres com mais de 50 anos são indicados para avaliar a qualidade da massa óssea. Já a prevenção, começa na infância por meio de uma alimentação rica em cálcio e a partir da prática de exercícios. Nos idosos, para gerar um efeito de curto prazo, às vezes é realizada uma suplementação de cálcio e vitamina D.
Para o geriatra Luiz Gustavo Genelhu, exercícios como pilates e hidroginásticas auxiliam na qualidade da amplitude do movimento para que os pacientes convivam melhor com as limitações que as duas doenças acarretam. Também é importante ressaltar que é preciso manter um equilíbrio entre exercícios regulares e repouso para haver uma melhor adaptação à doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário